Dia Mundial

Infeliz ideia esta a de fazer coincidir "primeiros dias de Primavera" com "Dias Mundiais de Poesia", "Dia Mundial do Sono", "Dia Mundial da Infância", "Dia Internacional contra a Discriminação Racial", "Dia Mundial da Árvore", "Dia Universal do Teatro", "Dia Mundial do Sindroma de Down", entre mais quatro ou cinco "Dias" que interessarão a um número médio de 2,431 pessoas. Em princípio, os lesados por qualquer coisa.
Há sempre gente disposta a criar um grupo em homenagem a. Por uma causa. O dia do Perry, o meu falecido cãozinho! O dia das pessoas que não gostam de acordar cedo. O dia das pessoas que por uma fantástica coincidência conduzem às 18:34, às sextas-feiras. Fenómenos.
Saltamos os dias correntes e, por sermos Portugal, saudamos o dia da poesia, qual mundial, quais quê! Portugal é país de poetas, diz-se, e poesia, pertença de Portugal.
Porque hoje em voga: O'Neill.

Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca,
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto,
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas, inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído,
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.
Alexandre O'Neill
(belissimamente musicado por Mariza)

3 Responses to “Dia Mundial”

  1. # Blogger Conceição Bernardino

    Olá,
    Espero que me desculpe forma como faço os meus comentários, mas é pura e verdadeira...
    Para mim não chega, dizer está bonito ou lindo – por isso gosto de deixar pensamentos frases de outros autores como presente da minha gratidão e do meu encanto do que leio, do que observo nas imagens e na escrita.
    É a minha maneira de ser...
    A critica faço-as, da forma como somos tratados pelo Estado que ignora os problemas da nossa sociedade e como pouco ligam aos grandes talentos que encontro nos blogs.
    Peço desculpa e se alguém não gostar da forma como faço os meus comentários agradecia que me dissessem pois tentarei melhorar.
    Sou apenas uma amadora de escrita que escreve pela beleza de sentir na escrita as palavras que me vão na alma e penso que é essa a beleza que encontro naquilo que leio cada um escreve com a sua beleza.
    Não quero com isto desrespeitar ninguém até porque as palavras lindas, bonito têm um grande significado no meu vocabulário.
    Boa semana
    Desculpem-me a repetição do post, mas julgo que nem todos entenderam...

    Esta é a frase que vos deixo: se pudesses estar perto de mim talvez encontrasses a resposta porque te olho, porque choro sem te conhecer. Se um dia te encontrar entregarei o meu sorriso, é nele que escondo tudo aquilo que sinto só para te ver feliz.

    Beijinhos
    Conceição Bernardino
    http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com  

  2. # Blogger Vegana da Serra

    O que é que queres, a haver um dia para cada caso, o ano teria mais de 3000 dias!  

  3. # Blogger Pedro F. Guerreiro

    Ora essa, cara Conceição. Não tem nada com que se desculpar.
    Também nós somos "amadores" das palavras - amamo-las.
    Não deixa de ser curiosa a forma como comenta os posts, desligando-se totalmente do seu conteúdo.
    Não que isso seja depreciativo.
    Apreciamos a sua visita e, tenho a certeza que tantos mais leitores igualmente apreciarão.
    Cordiais cumprimentos.  

Enviar um comentário

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com