Zurras FM

Para esta edição da Zurras FM decidi ir até 1978, à cena Hardcore dos Estados Unidos. Como não sou nenhum perito na matéria pedi a colaboração do amigo xPOGOx, um tipo que sabe desta fruta.

xPOGOx na Zurras FM sobre os Black Flag:

Os Black Flag foram pioneiros! Foram das primeiras bandas a merecer o rótulo de "hardcore punk"! As suas tours foram a todos os locais onde era possível ir na altura e acabaram por ser fonte de motivação para bandas e para as próprias cenas locais onde quer que fossem. Afinal, se eles conseguiam, porque não conseguiriam os outros? Além disso, a editora que geria a SST lançou álbuns que foram quase tão motivadores como as bandas que compunham a editora! Durante as suas tours tiveram contacto com inúmeras outras bandas (the Necros, Minor Threat, SSD, MDC, the Misfits, entre outras) mas eles próprios eram vistos como os Reis do Hardcore! Ainda assim, nunca quiseram ficar presos a uma cena em específico, mas criar, através da sua própria editora, uma cena em específico!
Começaram em 1976 na Califórnia pela mão de Greg Ginn, o guitarrista. Lançaram no processo cerca de 18 álbuns e fizeram parte de inúmeras compilações. De destacar o seu primeiro registo, o NERVOUS BREAKDOWN EP (SST, 1978). Com apenas 4 músicas ficou bem claro que iria dar que falar. A sua sonoridade crua e agressiva vinha mostrar que o Punk Hardcore ainda estava vivo mas nada tinha a ver com as bandas Punk inglesas que cada vez mais se vendiam perante os interesses de editoras e de um público mais generalista.
Black Flag ... não há tempo a perder... oiçam-nos!

Para quem ficou curioso e quer saber mais sobre o que é o Hardcore Punk, passem pelo 4 the Kids. Ou vejam o documentário American Hardcore. Porque o saber não ocupa lugar.

3 Responses to “Zurras FM”

  1. # Blogger xCUNHAx

    EH BRUNO! ÉS A SALVAÇÃO DO CONVENTO!

    HARDCORE - THE OATH THAT MAKES US FREE!  

  2. # Blogger Piotr O Sandinista

    Faz-se o que se pode para abrir os horizontes à pequenada.  

  3. # Blogger xCUNHAx

    eu abria era alguns horizontes á machadada!

    THE aXe IN MY HAND!

    Tás a ver?  

Enviar um comentário

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com