13 anos da Antena 3

A Antena 3 faz 13 anos hoje. Parabéns à Antena 3 aqui do Zurraria.

Aqui no Zurras somos todos ouvintes da 3 diariamente, para o bem e para o mal. Cada um com os seus gostos, cada um a apreciar a 3 à sua maneira.
Na parte que me toca, e já que sou eu a escrever este post, tenho que dizer que comecei a ouvir esta rádio por falta de mais opções. Confesso que a primeira rádio que me atraiu foi a Rádio Comercial, nos seus tempos de rádio rock, em que ainda tinha alguma qualidade nos conteúdos e na playlist. Tinha o mestre Alvim nas emissões e o Markl a morder o cão, melhores argumentos que isto desconheço.
Acontece que as coisas mudam, e a Comercial não foi excepção, no caso, para pior, muito pior. Saiu o Alvim e acabou o cão para entrar a música para a malta de meia idade, não só física, como mental.
Começou aí a minha Antena 3, pelo menos a sério.
Boa música, música nova, e espantem-se, nova boa música portuguesa! Coisa rara no FM português.
Tenho a 3 em conta como o palco de lançamento da nova música que se faz no nosso país, substituindo o Júlio Isidro nessa bela mas difícil tarefa. Para além disso é uma rádio com muito e bom pessoal a fazer as emissões, com raras excepções. Já não posso com a Ana Lamy, mas pronto, se calhar sou só eu que estou farto.
Para compensar esta chaga estão lá o Alvim, o Estêvão, o Henrique Amaro e o Freitas, para não falar no Markl, na Linha Avançada do Zé Nunes e de alguns programas da madrugada e do fim de semana, onde o pessoal pode fugir à tirania da playlist e ouvir coisas diferentes.
Nota-se que a Antena 3 está a crescer com o seu público, tal como temos discutido nas aulas de Rádio, acabando por não conseguir fugir a esse fenómeno das rádios de música, esperemos que cresça com uma boa banda sonora a acompanhar.
Ainda assim é louvável o esforço da 3 na divulgação da música que se faz neste cantinho da Europa, lutando contra o conformismo que as outras rádios aparentam ter ganho com o passar do tempo. Verdadeiro serviço público é na 3, por isso foi com estranheza que soube que o provedor da rádio pública, José Nuno Martins criticou abertamente a 3 por considerar que esta não cumpre os ideais de serviço público. Estranho e revelador de alguma ignorância, digo eu. Parece-me que dedicar um dia inteiro unicamente à música portuguesa é um bom indicador de quem serve o seu público. Isto não é o mesmo que dizer que a música que passa na 3 é sempre da melhor qualidade, porque estaria a mentir descaradamente.
"Demasiado comercial" é o que dizem (e digo eu também muitas vezes) as pessoas quando são questionadas sobre o estado actual da playlist da 3. Demasiado r'nb e hip hop sem qualquer significado. Demasiada "fast-food" pop, daquela que é feita num minuto num qualquer estúdio de milhões de dólares e que ninguém se lembra passados 6 meses.
Esqueçamos todos esses dejectos musicais, porque amanhã a Antena 3 faz 13 anos.
Para comemorar, uma Quinta dos Portugueses muito especial, com treze bandas a tocar em directo para todo o Portugal. Bandas portuguesas, claro está. Começam às 9 horas da manhã e acabam às 9 da noite. Aqui fica o cartaz:

9h - Sam the Kid
10h - The Poppers
11h - OIOAI
12h - Freddy Locks
13h - Balla
14h - Fonzie
15h - More Than a Thousand
16h - Colectivo Footmovin'
17h - Micro Audio Waves
18h - Wraygunn
19h - Buraka Som Sistema
20h - Linda Martini
21h - Mundo Cão

Depois do festival vem a paródia. El Gran Alvim dirige uma Prova Oral que eu não vou perder de certeza. Diz que vai haver Gato Fedorento e Gimba, e para mim isso chega.
Depois do Dia da Liberdade, a 3 também faz a revolução com uma bela emissão sim senhora.
Não sei se já mencionei, mas a Antena 3 faz 13 anos hoje. Parabéns à Antena 3.

4 Responses to “13 anos da Antena 3”

  1. # Blogger Menphis

    Devo acompanhar a Antena 3 à, mais ou menos, 8 anos e cada vez mais é A MINHA RÁDIO.

    Tem muito "fast-foof" tem, mas é mais de tarde, mas tem aquilo que existe em poucas rádios portuguesas, programas de autor.

    Só falta mesmo um programa dedicado ao blues.  

  2. # Blogger Pedro F. Guerreiro

    Efectivamente falta um programa dedicado ao blues e jazz, mas não se pode querer tudo.

    Em relação à 3, mandava pró lixo o Caixa de Ritmos e o Indigente.
    Nem é por nada, mas...  

  3. # Blogger Menphis

    Concordo em acabar com a Caixa de Ritmos, acho mesmo desinteressante.

    O Indiegente gosto muito de ouvir, mas acho que o Coyote é melhor e o tipo de música é quase igual, poderiam mudar os horários.  

  4. # Blogger bravojohny

    Bem, a Antena 3 é uma das minhas rádios favoritas. Devo, contudo, admitir que ainda tenho o paradigma TSF herdado do Carlos Andrade, quando dispunha de imensos programas temáticos.Nos períodos em que circulo de automóvel oscilo entre a Antena 3 e a TSF, onde por vezes gosto de ouvir o fórum TSF, e à tarde o "Mais cedo ou Mais tarde". Recentemente revitalizei a Antena 1, especialmente ao fim de semana e logo no sábado de manhã quando estão de volta Carlos Amaral Dias e Carlos Magno no "Terra Nostra" (o meu programa favorito das rádio), basicamente a reedição do Freud e Maquiavel da antiga TSF, aquela que tinha Quadratura do Círculo.
    Ao domingo, a partir das dez, há sempre o impecável Julio Machado Vaz, para ouvir ao longo de uma hora.
    Da Antena 3 aproveito mais a música, mas é pá... eu gosto bastante do Caixa de Ritmos. Sabe-me bem quando às vezes estou a chegar tarde a casa, cansado, e vou escutando aquelas vibrações. Por isso também gosto do Grande Sofá e ao sábado de tarde o MK3. Sou eclético, não consigo filiar-me numa rádio e por vezes recorro ao zapping, mas a antena 3 actual está boa. E sim, acho que faz falta um bom programa de blues.  

Enviar um comentário

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com