Cristiano Ronaldo - o melhor de alguma coisa, ainda não se sabe bem o quê


Aos que me fadam grandes males:
Que sim, que eu não gosto do Cristiano Ronaldo, o melhor do Mundo (e da Inglaterra) e que eu, por não o achar, devo ser linchado, re-patriado, torturado (quase) até à morte, fazer amor com a Odete Santos e outras coisas que tais.
Esclareço:
Eu gosto do Cristiano Ronaldo. Adoro Futebol, e só por isso, não há no planeta jogador que me entusiasme mais do que o Cristiano Ronaldo. Não há muitos jogadores que, de bola no pé, nos façam sonhar e chegar a outra dimensão: Ronaldinho Gaúcho, Messi, Cristiano Ronaldo, Kaká, os bons tempos de Denilson, Djalminha, o nosso Figo, o nosso Futre, o Garrincha (outros tempos) e outros num lote que nem por isso é muito extenso.
O Cristiano Ronaldo mete o futebol nos píncaros do espectáculo. É um jogador de talento superior e dotes físicos fora do normal, esta época tem estando em grande nível e a revelar-se um dos melhores jogadores do mundo. Não o melhor, - um dos melhores.
"E não o melhor porquê?". Porque eu sou apreciador de jogadores completos.
Dirão: Mais do que o Cristiano? Certo. Fisica e tecnicamente, nenhum jogador consegue competir com Cristiano Ronaldo. Tecnicamente é capaz de fazer tudo o que outro jogador faz (e muito mais) e compete em termos de velocidade e força física com os mais dotados nessas áreas.
Em termos de jogo, inteligência táctica, falta-lhe muito.
O passado jogo com o Milan foi disso exemplo. Não defendendo, é capaz de driblar pela linha 50 metros com a bola em velocidade sem ninguém na área nem esperando por qualquer tipo de apoio. Só corre com bola nos pés, não solicitando desmarcações nem diagonais.
É um jogador que pela sua qualidade, tem (obrigatoriamente) de criar perigo cada vez que toca na bola. Actualmente, entusiasma, mas cria perigo em apenas 1/4 das jogadas em que participa e desperdiça outras tantas eminentes que poderiam dar golo mas de tanto ímpeto...
Não me interpretem mal. Não há outro jogador no mundo que mais gozo me dê ver jogar mas, nesta altura, não é ainda o melhor jogador do mundo. Está no lote, mas... a inteligência também joga e também é, a seu espaço, espectacular.
Mas é bem capaz que, em pouco tempo, desenvolva essas pechas.
E se já agora o considero dos melhores...
Mas entretanto, amigos, não há razão para tanto alarido. Se for realmente o melhor jogador do Mundo, escusam-se os títulos de jornal a anunciá-lo diariamente com opiniões de Ferguson, "A", "B" e "C". Tornar-se-á consensual pela qualidade patenteada e não por insistência dos Media.


13 Responses to “Cristiano Ronaldo - o melhor de alguma coisa, ainda não se sabe bem o quê”

  1. # Blogger Menphis_Child

    Compreendo o teu ponto de vista, por exemplo acho Káká mais completo, mas Cristiano tem um fogo que está a ser difícil parar, ele pode apenas criar perigo 1/4 das jogadas, o "problema" é que esse 1/4 resulta em golos.

    Valdano disse que se Ronaldo se conseguísse desligar no jogo, não tivesse sempre aquela chama acesa,sair um bocado do jogo para depois aparecer em grande, fazer mais trabalho defensivo, seria imparável.

    O futebol mundial estava a tornar-se num marasmo, era só Zidane ou Ronaldinho, e o aparecimento de Ronaldo deu outra visão e outro entusiasmo ao público.  

  2. # Blogger Pedro Guerreiro

    Será, a par de Messi - ou talvez mais - o jogador mais espectacular do Mundo.
    O melhor?
    ainda não.  

  3. # Blogger Nuno Costa

    A questão. Se o C. Ronaldo não é o melhor do mundo, então quem é melhor que ele esta época?
    O melhor jogador é, quanto a mim, elegível pela forma momentânea e não pelas capacidades ou falta delas. Se não fosse assim, os prémios para melhor jogador do Mundo não se atribuiriam anualmente e sim a cada geração de futebolistas. O Cannavaro foi eleito pela Fifa em 2006, não é certamente o melhor jogador do mundo em termos de habilidade técnica e capacidade de decidir um jogo, mas fez uma época que mereceu essa distinção, e quanto a mim, pela época que o C.R. está a fazer também a merece, porque foi, e é, no ano de 2007 o melhor do mundo.  

  4. # Blogger Pedro Guerreiro

    A questão.
    Cannavaro não foi o melhor jogador do Mundo no ano de 2006.
    O prémio FIFA é uma mera instituicionalidade. Talvez seja mais considerado o da France Football.
    Mas enfim, senão o C.R., o Kaká, ou excluindo momentos de forma, o Ronaldinho.  

  5. # Blogger Menphis_Child

    Continuo a minha teimosia que tive durante o ano que passou : para mim o melhor jogador do mundial foi Andrea Pirlo.

    Acho que demonstrou ser um jogador mais completo do que Canavarro.

    Em 2º lugar foi Zidane e depois Canavarro, isto para mim.  

  6. # Blogger Pedro Guerreiro

    Não sei se incorrerei na toada de considerar Pirlo o melhor jogador do Mundo do ano de 2006, mas esse é o protótipo do jogador moderno (leia-se, inteligente).
    Não obstante a grande técnica individual, desenvolveu uma grande capacidade de luta e uma inteligência de jogo tremenda.
    Cristiano Ronaldo é um jogador de bola no pé. Irrita-me que um jogador da qualidade dele não faça uma diagonal sem bola para a receber ou não corra 3 metros para interceptar um atacante contrário.  

  7. # Blogger bravojohny

    Há um aspecto que poderá ser determinante para a eleição de C. Ronaldo como melhor do mundo: conquista de títulos, pelo menos é um factor que ajuda a dividir menos. No saco a liga dos campeões será a mais importante, mas veremos porque de resto concordo com o Pedro Guerreiro, o melhor jogador do mundo tem de o ser não apenas num dado momento, mas sempre.  

  8. # Blogger Nuno Costa

    Agora outra questão. Se o Ronaldo não é o melhor do mundo porque é um jogador que não faz diagonais sem bola, poderá ser o Ronaldinho que tem um fraco jogo aéreo?  

  9. # Blogger Pedro Guerreiro

    Já vi tudo, o amigo Nuno Costa passou-se pró lado dos apaixonados.
    Não seja demagógico, caro amigo
    Nuno Costa.

    Repare: Muito sabe você se o Ronaldinho Gaúcho tem mau jogo de cabeça. A questão é que você nunca o viu a cabecear ou já viu?
    O Ronaldinho é um criador de jogadas, só aparece para finalizar quando ele próprio cria as jogadas de trás para a frente ou é solicitado pelo chão. Quem faz os cruzamentos é ele, não quem os recebe.
    Outro ponto é: o Ronaldinho bate cantos; não os cabeceia.

    Não queira comparar agora o tipo de jogo de jogador como o Ronaldinho Gaúcho que é, dentro das especificidades, o melhor jogador que podia ser com o Cristiano Ronaldo que, não obstante ser português, também tem defeitos, ou não?

    Sendo ou não o melhor jogador do Mundo ou em melhor forma, o que é certo é que o C.R. é um excelente jogador com as bolas no pé. De resto, a defender é péssimo (simplesmente não corre); em jogo colectivo é muito próximo do mediano, não dizendo medíocre porque é um jogador que faz cruzamentos quando já correu em pique 50 metros com a bola dominada e não tem forças para flectir pró centro mais uma vez. (Não se fala mais em diagonais, caro Nuno).

    Eu até tolero que o Cristiano Ronaldo seja considerado o melhor jogador mundial deste ano. Não deve ser, mas se for, admito que esteve bem e justifica-se, pelo menos em parte.

    Mas precisamente por haver um lobby de apaixonados como você, caro Nuno Costa, é que eu escrevi este post.

    Existe o futebol e existe a paixão. Antes era a clubística e agora é pelo rapaz que, coitado, não se pode virar sem que lhe andem a chatear os cornos que é o melhor do Mundo. Nem o deixam comer a rapariga em paz.  

  10. # Blogger Nuno Costa

    Acho que até me está a julgar mal o amigo Pedro. Eu sou do outro grupo demagógico. Dos que dizem que o Simão é melhor do que o Cristiano Ronaldo e que o David Luiz é o melhor central a actuar em Portugal.  

  11. # Blogger Pir

    o que é o o miudo tem de fazer mais? não chega já? nao esta ja mais que provado que é o melhor jogador do mundo? o eusebio tambem nao primava propriamente pela correcçao tactica, e vai-se a ver e é o melhor jogador portugues de sempre... enfim tem de haver sempre uum advogado do diabo, e é bom que assim o seja. saudaçoes  

  12. # Blogger Pir

    ...e mais, quem diz que o cristiano não defende e não joga com a equipa não tem visto os jogos do manchester, concerteza.  

  13. # Blogger Pedro Guerreiro

    ah, o que eu gosto de uma boa discussão.
    Repara, tenho visto os jogos do Manchester assiduamente e foi principalmente isso que me motivou a escrever o post que antecede esta bonita discussão.
    Cristiano Ronaldo não tem que ser nada e pode ser tudo o que se queira. Para mim é sem dúvida o melhor jogador do Mundo com a bola nos pés; sem ela, cai para uma posição muito abaixo.
    Não que a minha opinião seja mais valorosa do que qualquer outra de cada um dos senhores que a contrapõem.
    Ora essa, o que me instiga é a discussão e a alegre visão do futebol a preto e branco, feita de idolatria e paixão.
    Digo outra vez, sendo português, também tem defeitos, não?  

Enviar um comentário


Links to this post

Criar uma hiperligação

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com