Contém-te Vasco...

Ele há coisas… Vasco Pulido Valente citado pela Visão nº 606, publicada a 6 de Junho: “O José Saramago pensa tão mal como escreve. Faz maus romances e não percebe nada de política”.
Por quem é, Vasco. Tenho-o em má consideração pelo pouco que escreve e pelo menos que pensa, e falar dessas mesmas faculdades relativamente a outras pessoas, sejam elas quem forem, por si só, já é ofensivo…
Vasco Pulido Valente demarca-se de uma “populaça” como suposta Alta Autoridade (para algo ou para tudo…) que pensa ser. Intelectual capacitado, aborda e analisa tudo. Política, Futebol, Espaço/ Opinião Público(a), Jornalismo, sendo igualmente pouco… crível em qualquer uma das áreas, onde se destaca pelas análises pouco… isentas, coerentes e lógicas. Bem-haja, Vasco, se mo permite. Mas o que me perturba mais, é quando se arma em filósofo que é, (leia-se, formado em Filosofia) e desata a fazer análises comportamentais aos portugueses. Isso atinge-me no âmago. Do alto do seu pedestal de cronista diário do Público, fala dos portugueses na terceira pessoa, não se incluindo nunca, disparando em todas as direcções de olhos vendados.
No fundo é alguém carente, escritor e político falhado e frustrado. O jornal Público é um jornal de referência, e tendo Pulido Valente uma crónica diária, tem de se desdobrar em temas para cada crónica. Obviamente não é fácil. Às tantas, tem que dizer alguma coisa, uma pena é que saia quase sempre merda.
Não está em causa a sua genialidade académica, reconheço-a e valorizo-a, mas o seu tipo de “colunismo”, destilando ódio e desdém por tudo o que mexa é inconsequente e incoerente. Diz Daniel Oliveira, do Barnabé, e digo eu: “Pulido Valente está sempre demasiado indignado”.
E a incoerência não se fica por aqui, o modo de estar de Pulido Valente é um prolongamento porventura mais erudito, mas decerto não menos agressivo de um certo português rude, parte daquela ralé de que fala por vezes e se demarca terminantemente. Um misto de mesquinhice, salteado de um pouquinho de inveja, com uma dose completa de frustração.
Eis o resultado de que fala Valente. Um Zé Povinho letrado e envergonhado de si próprio, do que é e do que gostava de ser...

Depois do dito sobre Saramago, eis o que me fez, em fase última e também indignadamente, à Valente, escrever este texto, porque o simples facto de não gostar de Pulido Valente, não era obviamente por si só, motivo de um post.

“Portugal é o ‘melhor’ e o ‘maior’ e o mais que apetecer à populaça, à filosofia e ao lirismo. E, se não for, finge. Não lhe custa nada e consola muito.”
Vasco Pulido Valente, in Público 07/07/2006

7 Responses to “Contém-te Vasco...”

  1. # Blogger Piotr O Sandinista

    Deixa tar que se o Pulido Valente é um belo dum camelo, o Daniel Oliveira tb não lhe fica atrás em termos de egocentrismo e narcisismo...  

  2. # Blogger Paredão

    Sinto raiva nessas palavras... mas não terão todos o direito à sua humilde (ou não) opinião, por menos formados que sejam?
    E visto bem o Saramago não é, também ele, um grande defensor do seu país de origem!!

    Tudo isto para dizer que aceito a tua opinião como a do outro senhor, que assim derrepente não vejo de quem se trata...


    P.S. O Pauleta foi dos melhores jogadores deste Mundial!!  

  3. # Anonymous Anónimo

    O coitado é 1 revoltado desde que soube o seu nome, "Pulido"?!?
    Oh pedro, não estás tu a fazer o mesmo ao Pulido que ele fez ao Saramago?
    "Não desças ao nivel baixo dos outros que ganham-te sempre por experiência"

    PS: sim, eu de vez em quando dou 1 olhada por estas desgraças (qd n tenho mesmo mais nd pa fazer, diga-se)  

  4. # Blogger Pedro F. Guerreiro

    Assumo que me indignei com Pulido Valente.
    E sim, obviamente que todos têm direito à sua humilde opinião. A dele, longe disso, não é humilde, porque a humildade se opõe à arrogância grandemente, é sabido.
    E eu falei dele, porque é surpreendente como este senhor, não estando em causa a sua formação, que pelo menos académica, é vastíssima, tem tanto espaço na imprensa e tem o descaramento de dizer tudo, por mais ridículo que seja.
    Defendo a liberdade de expressão no seu conceito total, mas o que defendo mais, é a coerência. E este senhor é muito pouco coerente. A sua indignação suplanta tudo o resto que defenda.
    Gosto de Saramago, mas mais que isso, é um Nobel português. O único da sua área. Dizer que ele não sabe pensar nem escrever? Com que autoridade? A propósito de que indignação? Porventura, a da inveja, que agora de repente não me ocorre outra...
    Portanto, se calhar está tudo dito.

    PS. Para descer ao nível de Pulido Valente, seria muito bem pago por isso... =) Seria preciso eu comprar uns quilos de frustração e de indignação, e começar dia após dia, a dizer mal de alguém... Se não, não há assunto.  

  5. # Blogger Paredão

    Desculpa discordar mais uma vez com uma parte do teu discurso mas, correndo o risco de por o causa a qualidade de "escrita" e de "pensamento" do senhor "Mago" (como lhe chamo intimamente), ganhar um Nobel não lhe dá a certeza de ser apreciado por todos, mal se assim fosse, seria sinal que nos guiavamos pelos vencedores dos prémios mais importantes e não pelo nosso próprio gosto (ATENÇÃO: não tou a dizer que o faças). Conheço muito boa gente que simplesmente não aprecia o seu estilo de escrita e de estar na vida, que, admitamos, é também um pouco arrogante e autista!

    P.S. Com isto tudo não quer por em causa todo o mérito que o senhor teve e continua a ter, de ser um dos maiores escritos portugueses da nossa história!  

  6. # Anonymous Anónimo

    Há muito tempo que esperava um post sobre este senhor e sobre aquele outro «senhor» que este criticou. (Se é que estou a fazer sentido algum).

    Não sou uma grande apreciadora do estilo de escrita muito peculiar de Saramago mas, e embora já o tenha criticado fortemente, não renego o valor que ele constitui para a Literatura Portuguesa.

    Quanto ao VPV, só uma expressão animalesca me vêm à cabeça - «Língua Viperina». Cada crónica que ele publica funciona como um destilar de veneno, um perfurar de todo e qualquer acontecimento que se dê na nossa sociedade.
    Um pouco de optimismo e, se tal for pedir muito, alguma lucidez regrada seriam apreciados.
    Para saber de desgraças basta ligar a televisão. Para sofrer através da leitura de um qualquer texto, prefiro não ter que gastar 0,80€ na esperança de qualquer coisa com qualidade.

    Continuem.  

  7. # Blogger Voice_Of_The_Opressed

    Ora quanto ao que o sr Vasco pensa de Portugal, até tenho de concordar com ele, o que não significa que as analises que faz da sociedade sejam correctas; ate pq é filosofo e nao psicologo ou sociologo e os filosofos so pensam e dão opiniões, ou pelo menos deviam de fazê-lo...  

Enviar um comentário

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com