Brasileiros Engravatados

Deus criou o homem, a mulher e o brasileiro engravatado. O homem dispensa apresentações. A mulher sendo mais difícil de definir, quanto mais de compreender também é do conhecimento geral. O brasileiro engravatado é um sub-espécimen descoberto recentemente por mim e será, pela primeira vez, apresentado e definido neste post no Zurraria.
O brasileiro engravatado tem 4 actividades possíveis: dentista, Pastor da Igreja Evangélica, Bispo da IURD e Vendedor do Livro Viva Melhor. Todas estas actividades só são bem desempenhadas se o forem por brasileiros engravatados, pois só eles têm o poder “divino” de curar as piores maleitas ou de tornar o utente rico e bem sucedido quer a nível financeiro quer a nível sentimental.
O Dentista engravatado brasileiro é, à primeira vista, um dentista normal, com diferenças mínimas dos outros, a primeira é a falta de diploma, a segunda é o sotaque, a terceira é a utilização incessante da gravata não importa a ocasião. Muito diferente do tradicional dentista português, quero acreditar que era isso que o meu era, que arrancava dentes apenas com uma bata verde transparente sobre o corpo. A quarta e última diferença prende-se com o facto de serem administradas aos pacientes doses de anestésico de proporções astronómicas de forma a tornar todo o processo indolor. Milagre diz quem lá foi. Acredito.
O Pastor da Igreja evangélica e o Bispo da IURD podem definir-se em conjunto pois a única diferença entre eles é a designação. Foram-me dados a conhecer via satélite quer pela RIT – TV, o primeiro, quer pela REDERECORD, o segundo. Tal como no dentista a gravata está sempre presente e é sempre a mesma. Estes são os mais poderosos dos brasileiros engravatados de que há conhecimento. Caracterizam-se pelo conhecimento que têm dos textos litúrgicos, patente quando têm a bíblia aberta diante dos olhos e pela sua versatilidade na resolução de problemas de qualquer índole. É frequente ver, depois de uma cantarolice sagrada, o Pastor ou Bispo a perguntar se alguém presente na sala se curou do seu mal. Desde unhas encravadas a cancros da mais variada ordem são resolvidos na hora. Milagre diz quem lá foi. Acredito.
O vendedor foi a última profissão descoberta por mim e isso devo-o à senhora minha mãe e ao programa da Cristina Ferreira (recuso-me a mencionar aqui o Manuel Luís Goucha). O vendedor no qual me baseei para fazer esta descrição é brasileiro e é engravatado (ohh, Espanto!), e vende um livro de seu nome "Viva Melhor" num espaço publicitário incluído no já referido programa matinal apresentado pela Cristina Ferreira (já disse que não vou mencionar aqui o Manuel Luís Goucha...). Ora este senhor que penso que ser o autor do livro, ou pelo menos já o terá lido, apresenta curas para as mais variadas doenças desde espermatorreia (alguém sabe o que é isto? Li e fiquei preocupado...) ao já referido tumor. Todas estas curas se devem à ingestão de chás e suminhos naturais de toda a espécie incluindo o delicioso sumo de alface. Saberá melhor que merda…? (Merda está bem escrito? O Word dá erro…). Ora a minha mãezinha que gastou dinheiro no Livrinho diz que é um milagre se apanhar o filho-da-mãe do brasileiro à frente e não o desfazer. Acredito.

11 Responses to “Brasileiros Engravatados”

  1. # Blogger Simone

    A mim parece que quem escreveu não está minimamente informado. Estando no curso que estão poderiam no mínimo informar-se antes de escrever qualquer porcaria que se escuta no café! Olha, 1º que a medicina dentária no Brasil, pra quem não sabe, é das mais avançadas do mundo. (pra não dizer mais avançada q em Portugal, que isso não é mto difícil, diga-se de passagem.Até hj arrancam dentes e chumbam dentes havendo tratamentos alternativos, mais modernos e menos dolorosos.)
    Não sei de você Nuno, mas a maioria dos meus amigos têm dentistas brasileiros e estão mto satisfeitos sendo que não haveria mercado de trabalho se não fizessem falta bons profissionais.
    A falta de diploma eu nem sequer discuto porque não faz o mínimo sentido, meu caro. Eles com certeza estudaram e sabem o que fazem, senão não estariam exercendo a profissão.
    Para falar do sotaque, não sei se vc gosta ou não, não me interessa, o que é certo é que assim falamos 180 milhões de habitantes, contra mínimos 10 daqui. Sei ver que meu país não é modelo pra ninguém, mas injustiça não. Exixtem mtos profissionais competentes e o sotaque não muda isso.
    Sei que têm vindo muitos brasileiros pra Portugal(muitos sem qq qualificação, não sou cega.) Mas nesse caso, me desculpe vc poderia ter reflectido melhor antes de escrever da forma que escreveu.
    obrigada.  

  2. # Blogger Nádia

    Concordo plenamente com a Simone. É bom escrever e criticar mas com base e fundamento. Não conhecia este blog e até achei interessante e pelo que percebi é um blog de críticas ao estilo "gato fedorento" ou "revolta dos pasteis de nata". Se estou errada, podem esclarecer-me. Mas o que acho é preciso ter alguma noção até para se ter sentido crítico, não só para quem escreve mas para quem lê saber perceber e reflectir sobre aquilo que está a ler e pensar se é mesmo assim.

    Nádia  

  3. # Anonymous Anónimo

    Refletir antes de escrever... é algo que se deve fazer!
    Já pensaste pq q há tantos dentistas brasileiros em Portugal? Talvez seja porque têm boas qualificações e bons metodos, e se matêm-se por cá é porque têm pacientes (que por acaso são portugueses)!
    Quanto à IURD, aos vendedores... só vai kem quer e só compra kem ker!
    O sotaque... acho que não tem nada de mal,muito pelo contrário transmite alegria. Como o povo braileiro tem sotaque, franceses falam francês,imagino q isso também te incomode.  

  4. # Blogger JCarvalho

    Assim é que é! Porrada no Costa!.. Bem rapaziada, embora arrear no Costa seja algo comum, devo dizer-vos que não me parece que a vossa abordagem esteja tão correcta quanto isso. O objectivo não foi ofender, e sim divertir. Não Levem isto tão a peito. Só mais uma coisa, Simone "assim falamos 180 milhões de habitantes, contra mínimos 10 daqui" não me parece bem criticar directa e quase violentamente as pessoas que te acolhem aqui, com os braços abertos. Posto isto, vamos é beber umas bjecas e arrear no Costa outra vez. :) Beijoca.  

  5. # Blogger Nuno Costa

    O post não foi escrito de maneira alguma com o intuito de ferir susceptibilidades como aliás nenhum o é neste blogue. Penso que não será preciso dizer e quem me conhece sabe disso, não tenho qualquer tipo de preconceitos e/ou racismo, se o dei a entender peço desculpas. O blogue é na sua grande maioria de crítica social e penso que se algum humorista (que tenho bem ciente que não o sou), pensasse em outrem ou nas susceptibilidades que vai ferir cada vez que diz uma piada pura e simplesmente não a diria. De certeza que se o Sr. Dr. Louçã, tipo respeitável, viesse ao blogue não gostaria da insinuação de que será addicted de drogas…
    Os casos que referi nos posts são casos particulares. Como referi são visíveis no canais por satélite que mencionei as curas milagrosas. No caso do livro achei curioso que tem lá cura para tudo… como disse no post a minha mãe comprou o livro e não se indignou com a referencia que lhe fiz.
    O ponto que é mais focado é o dos dentistas. A história do diploma foi difundida pelos media há anos atrás, não inventei nada. A história do sotaque só disse que era diferente, não disse que me incomodava nem que era bom nem mau estabeleci uma diferença notória, como disse a Nádia cada um tem o seu. E quanto ao facto da anestesia… eu próprio já fui a ambos os dentistas, o português e o brasileiro e sei que me doeu muito mais quando foi o portuga a arranjar-me os dentes.
    Mais uma vez peço desculpa mas não tinha intenções de ferir susceptibilidades.  

  6. # Blogger Pedro F. Guerreiro

    Venho por este meio afirmar que não é política deste blogue pedir desculpas. Não se pede, pronto.
    Em relação a susceptibilidades... Mal de nós se não rirmos de nós próprios.  

  7. # Blogger Piotr O Sandinista

    Não percebo qual a razão de tanta agitação, afinal não são os brasileiros que fazem mil e uma anedotas com portugueses? Não estou a dizer que é correcto, mas não fico ofendido com isso, afinal estamos a falar de estereótipos. Nem todos os brasileiros são dentistas e nem todos os portugueses são padeiros, mas isso não me impede a mim ou ao Costa de fazer umas piadas acerca deles.  

  8. # Anonymous Anónimo

    (ao Pedro Guerreiro):

    Pedro, se vc me conhecesse um pokitu melhor saberia q brinco com tudo isso, sei rir e me divertir com essa situação. Se escrevi foi pq assim interpretei. Sou filha de portuguesa e neta de portugueses. sou uma mistura. Tenhu dupla nacionalidade e conheço Portugal desde criança. Qto as desculpas não tem a ver com política. Tanto q o Costa me respondeu pq quis e ele faz parte do blog, certo?

    (ao Bruno Nunes):

    Meu avô é português e teve padaria durante anos no Brasil! =) huahuahuahua!!! Mas... meu pai não é dentista! (Foi por pouco!)

    (ao João Carvalho):

    Qto aos 180 milhões foi só um dado estatístico e é verdade. Não fui nada violenta, nem tenho uma arma, ainda... Brigada pela boa disposição ;)

    NUNO COSTA:

    Fiquei esclarecida e agradeço a tua resposta, eu sei q vc não é racista, já convivemos há um tempinho. Mas eu não podia deixar de comentar. Pra isso servem os blogs, não?  

  9. # Blogger JCarvalho

    Fdx que vocês tem muito tempo livre... Simone, tem que ver com politica no sentido em que não precisamos de pedir desculpa a ninguém, visto que a ninguém ofendemos, e se o fazemos, não será pois a nossa intenção. Deixem-se de coisas e vamos é arrear no Costa!  

  10. # Blogger Ana_isa

    Bem, não percebo tata confusão...
    è insulto chamar-se dentista ou vendedor da IURD a alguém? É que se é digam que eu ando a pcisar de aumentar o vocabulário...
    Oh seu grandessíssimo dentista! fgo, eu ficava ofendida...
    Mas podemos comparar ocaso Brasil/Portugal ao inglês/americano, tb são + falantes d mesma língua mas a língua materna há de ser sempre o portugês e o inglês, nunca o brazileiro e o americano.. isso diz kk coisa...
    E deixem-se de tretas, o post até tá giro e n ofend ng!  

  11. # Anonymous Anónimo

    Ana Isa!!!Realmente precisas de aumentar o vocabulário e aproveita para corrigir essa ortografia...Sem ofensa!!!
    Ah!Brasileiro é c "S"!!!!!  

Enviar um comentário

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com