41º Rally de Portugal
6 seres zurraram ALTO! Zurrado por JCarvalho / sexta-feira, março 30, 2007 às 21:51.Aquele que foi em tempos considerado, e bem, por muitos como o melhor rally do mundo está de volta ao campeonato do mundo, falo claro do Rally de Portugal. Este ano a sua 41ª edição arrancou com uma autêntica prenda para os fãs, a super especial no Estádio do Algarve, a qual infelizmente não pude ir ver, e percorre até domingo os sinuosos traçados escolhidos pelo ACP no Algarve e Alentejo, terminando com nova super especial no Estádio do Algarve, esta sim não perderei, para novo deleite de um dos melhores públicos que o WRC conhece por todo o mundo, e ao qual pilotos como Marcus Gronholm, Sébastien Loeb ou Mikko Hirvonen, os 3 melhor classificados no mundial, decerto não desapontarão.
Para mim, um incondicional fã destas andanças, a tarde de hoje foi óptima. Pude ver in loco num fantástico local, obrigado Bruno, todos os referidos e mais, muitos mais, à mistura com grande companheirismo entre todos os que lá nos deslocámos e uma bela chouriça e um pãozinho caseiro, que português que é português vai para todo o lado com o seu belo farnelito, só nos faltou mesmo levar umas mines e umas cadeirinhas daquelas que os velhotes levam para o Santuário de Fátima.
Sai um pãozinho com chouriça e uma mine.
A esta hora ainda o rapaz do Evolution lá está. Mas com esperança. Prego a fundo e o co-piloto a empurrar.
Tive para colocar uma foto do rapazola do Evolution, isto porque meter um Evolution nas unhas de malta daquela é o mesmo que dar laxante a um gordo, ou seja merda. Mas sim, ainda deve por lá andar com o co-piloto a pedir aos javalis para o ajudar a empurrar...
Vocês têm sorte agora, o novo formato do WRC obrigou a estruturas mais apertadas em termos de aeroporto, distâncias e etapas que acaba por ser a zona do país que agora oferece as condições adequadas às exigências da FIA. Também sou fervoroso adepto de ralis e durante 98 a 2001 acompanhei o rali sempre no norte pelas especiais de Fafe, a mítica Lameirinha com os dois saltos e o gancho do confurco. Superespeciais de Lousada e Paredes/Baltar, também lá estive e até no podium de Matosinhos.
Podem ver por aqui umas fotografias da loucura que era Fafe.
Na primeira Tommi Makkinen (2001) depois de saltar pela segunda vez e descer um pouco até à curva onde captei a imagem.
http://bravojohny.no.sapo.pt/fafe%202.jpg
Na segunda de novo Tommi Makkinen (3º em 2000) na parte do peão na zona de asfalto no confurco. Grande enchente e muita vibração quando passavam os primeiros.
http://bravojohny.no.sapo.pt/Fafe%201.jpg
Na terceira Carlos Sainz no Ford Focus (2001) depois do salto. Muito público naquela zona.
http://bravojohny.no.sapo.pt/Fafe%203.jpg
E em 2002 foi o que se soube, a ponte caiu, as chuvas a cãntaros alagaram as especiais, o nevoeiro prejudicou, muitos carros atascaram e a prova deixou de figurar no mundial.
O mais certo é o WRC nunca mais voltar a Fafe e Arganil, mas lá continuam a residir grandes memórias inolvidáveis. Era uma autêntica romaria, mais que a um Santuário de Fátima em dia santo. Em 2001 saí de casa com o meu irmão às 5:00 am para ver os carros passar às 19:35 e o Tommy Makkinen o primeiro a sair passou à hora.
Venham daí as fotos da superespecial no estádio de Faro.
Fotos espectaculares e acredito que os lugares também o sejam para apreciar o WRC.
Acho que em Portugal só falta mesmo a F1, mas aí a conversa já é outra...
As fotos estão já a sair, ainda estão quentinhas.
A do Mikko Hirvonen já está como fundo de ecrã. :)
O Carvalho enganou-se ao meter as legendas, mas agora já está corrigido.
O da foto não é o Hirvonen, é o Latvala, mas o espectáculo está lá na mesma :)