Tomada de posse de Cavaco

Cerimónias, nomeadamente Tomadas de Posse, dispenso. O meu interesse por política não suprime certo repúdio pelos rituais estranhos que se passam nestes contextos. Contudo, a recente tomada de posse de Cavaco enquanto Presidente de todos nós suscitou-me algum interesse. Não televisionei a cerimónia na íntegra, mas um artigo no Público de sexta-feira, 10 de Março, deixou-me água na boca e provocou-me algumas gargalhadas ao descrever a cerimónia na Assembleia. A descrição de Alberto João Jardim a disparar larachas entre os convivas, que se vão afastando do mesmo progressivamente até que encontra um alvo: Jerónimo de Sousa; de Freitas do Amaral a lançar-se sobre a realeza espanhola; “a inocência” de George Bush (Sénior) na sua tagarelice de velho simpático e galhofeiro; Santana Lopes a aplicar a sua sedução a Manuela Eanes; Manuel Alegre que fura à frente de todos para cumprimentar o novo P.R., sem tempo a perder; Cavaco que lhe agradece o cumprimento sem sequer mexer os lábios; Louçã, Rosas e Fazenda juntam-se a um canto, “fingindo-se conspiradores anarquistas”.
A minha preferida é, com o devido respeito a Paulo Moura, “O casaco de bombazine castanho de Fernando Rosas não foi, manifestamente, comprado para a ocasião”.

1 Responses to “Tomada de posse de Cavaco”

  1. # Blogger Paredão

    melhor de que uma boa tomada de posse é a transladação de um corpo entre duas localidades, ai sim!!  

Enviar um comentário

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com