bloguer / jornalista

Antes de tudo o mais, quero apenas realçar que este blogue teve na sua génese os mais belos sentimentos de parvoíce, irracionalidade e criancice, e é aí que queremos continuar, salvo momentos de rara lucidez como este que se segue. Esperamos não ofender ninguém e prometemos retomar a anormalidade o mais cedo possível.

Naquilo que se configura como uma passo importante na legitimação dos blogues/bloguers face aos meios de comunicação tradicionais, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma emenda ao Free Flow of Information Act de 2007.
Nesta emenda, os bloguers vêem consagrados para si os mesmos direitos que os jornalistas no que diz respeito à divulgação das suas fontes, garantindo o direito ao anonimato das fontes, salvo raras excepções, tal como acontece com os jornalistas.
À primeira vista, esta nova emenda parece não ter nenhum efeito sobre a maioria dos cerca de 100 milhões de blogues existentes pelo mundo cibernético e além do mais só afectará os blogues americanos. Então qual é a sua relevância?
Para além de vir conferir mais segurança aos bloguers, esta emenda representa a crescente relevância e visibilidade adquirida por este meio em poucos anos. No documento vem também clarificada a distinção entre jornalista e bloguer, de modo a que as diferenças sejam claras e o jornalista se sobreponha ainda, e parece-me que bem, ao bloguer.
Em Portugal, parece-me que esta situação ainda está longe de ocorrer, porque depois de declarações como a do Procurador-Geral da República e passo a citar: "Os blogues são uma vergonha.", muito dificilmente existirá uma legislação nesta matéria.
Decidi publicar este post dada a relevância da situação para muita gente, incluindo o grupo de estudantes da comunicação que compõem o Zurraria, que é blogger e pretende ser também jornalista, preservando a liberdade de expressão e os direitos e deveres a ela inerentes.

O artigo sobre esta nova emenda ao Free Flow of Information Act está aqui.
O vídeo com as declarações do PGR está aqui.

1 Responses to “bloguer / jornalista”

  1. # Blogger Vegana da Serra

    Esse procurador já engoliu o que disse... teve de abrir uma investigação sobre a licenciatura de Sócrates, caso que foi inicialmente despoletado por um blogger. Ora toma ó Procurador da treta!  

Enviar um comentário

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com