Roma - Fim da República, Início do Império

Já que estamos numa maré de estreia de séries na rtp2, parece que esta noite, às 23:00 se inicia a segunda e última temporada de outro belo produto: Roma.
Vindo dessa máquina de fazer televisão extremamente bem afinada que é a HBO em conjunto com a BBC, Roma prima sobretudo pelo realismo com que recria a vida do maior império da antiguidade.
Visualmente estupendo, arrojado nos conteúdos apresentados, como de resto é apanágio da HBO, esta é unanimemente considerada como a série que melhor representa o período romano e a vida da sua população, não existindo limites à criatividade dos seus criadores. Muitos poderão argumentar que o facto das personagens comunicarem em inglês com sotaque britânico retira qualquer valor histórico à peça, mas, na minha opinião, apenas facilita a compreensão da narrativa e até funciona muito bem.
Com especial atenção nas estruturas do poder, na primeira temporada foi-nos apresentada a disputa pelo poder entre Pompeu Magnus e Júlio César, com a vitória a sorrir, claro está, a Júlio César.
Seguimos também a verdadeira odisseia de Lucius Vorenus e Titus Pullo, dois Romanos com visões diametralmente opostas da vida, da política e da religião, se é que na Roma antiga esses conceitos se podiam dissociar. É através destas duas personagens que conhecemos e acompanhamos os tumultos, as alegrias, os crimes, no fundo a evolução de Roma, até ao Momento do assassinato de Júlio César no final da primeira temporada. Com eles viajámos da Gália até ao Egipto, conhecemos as suas famílias, os seus preceitos e as reviravoltas da História.
Depois do fatídico "Et tu, Brute?" repleto de surpresa e resignação, a rtp2 oferece-nos a continuação da saga romana, em mais dez episódios de excelente qualidade. A acompanhar o primeiro dos últimos, esta noite a partir das 23:00.
Update: Um primeiro episódio mesmo ao estilo de Roma. Morte, tirania, inveja, sexo, arrependimento. É Roma, e não é bonita. Ou será que é?
Cena final a todos os níveis portentosa. Pullo e Vorenus como dois irmãos apenas com uma ideia na cabeça, uma tal de vingança.
Muito bom começo de segunda temporada, para continuar a seguir nos próximos tempos.

1 Responses to “Roma - Fim da República, Início do Império”

  1. # Blogger bravojohny

    Série excelente mesmo.  

Enviar um comentário

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com