Comandante

Ano 2002. Um norte-americano em Cuba para conversar com Fidel. Não vem da parte da CIA nem do governo americano, pelo menos que se saiba. Longe disso.
Oliver Stone, soldado transformado em cineasta de Hollywood há mais de trinta anos foi prestar uma visita a Fidel. Por sinal levou umas quantas câmaras atrás, para mais tarde recordar.
Dessa visita com intenções biográficas saiu Comandante, documentário/homevideo que segue estas duas almas, em especial a do senhor de barbas e as palavras que saíam da sua boca.
Falam sobre Hemingway, sobre charutos, passeiam-se num mercedes blindado, almoçam e jantam juntos. Discutem-se os amores do líder cubano, os pecados do passado e do presente e o alcoolismo dos vários presidentes soviéticos.
Ficamos a conhecer um pouco mais a Cuba pós-revolução, versão Fidel. Ficamos a conhecer o próprio Fidel através da versão Fidel.
Os mais incautos poderiam pensar que Stone seria capaz de produzir uma hora e meia de documentário minimamente isento, numa perspectiva afastada do charme do sr. Castro Ruz, mas tal não acontece. Culpa da idade do revolucionário? Da fama que o precede? Provavelmente sim.
Oliver Stone é fã confesso de Fidel. Ainda assim, assenta-lhe bem o papel de inquisidor, não se furtando a colocar nenhuma questão mais sensível para o líder cubano. Ouvimos resposta para tudo, mesmo tudo, o que Stone pergunta e não pergunta a Fidel. Ouvimos respostas, versão Fidel, é claro.
No final ficamos a conhecer um pouco melhor esta figura do século XX. Tal como aconteceu com Oliver Stone, também nós ficamos enamorados da figura de Fidel, esquecendo o lado negro da força.
Pode não servir como documento político fiável, muito menos como imagem correcta da sociedade cubana contemporânea, mas Comandante permite-nos conhecer um pouco mais do dia de Fidel Castro, agora que já não lhe restam muitos.

0 Responses to “Comandante”

Enviar um comentário

Zurraria

  • Para além de ocuparmos espaço na net, desperdiçamos também papel no Jornal de Monchique...

    Zurras Mail

  • zurraria@gmail.com